domingo, 27 de novembro de 2011
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
DEPRESSÃO!!!
Quarta-feira
Depressão
Sintomas da depressão nervosa.
Os sintomas, geralmente associados ao quadro depressivo, incluem fadiga ou dores no corpo, insônia, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, irritabilidade, medos irracionais e sentimentos de baixa autoestima, culpa ou fracasso. Alguns sintomas de depressão:
· Cansaço e perda de energia
· Sentimento de tristeza persistente
· Diminuição do interesse e prazer em atividades que antes eram prazerosas
· Problemas de auto confiança e autoestima
· Dificuldade de concentração e de tomar decisões
· Sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade
· Alterações no sono; Dificuldades em adormecer, acordar muito mais cedo do que o habitual, dormir em excesso ou pesadelos
· Isolamento: evitar outras pessoas. até mesmo amigos íntimos ou familiares
· Perda de apetite com diminuição do peso ou compulsão alimentar
· Perda do desejo sexual
· Pensamentos de suicídio e morte
· Inquietação e irritabilidade
· Autoagressão
· Mudanças na percepção do tempo
· Acessos de choro
· Desatenção à própria higiene
· Possíveis mudanças comportamentais como agressão ou irritabilidade
· Medo ou sensação de ser ou estar sendo abandonado
Algumas pessoas apresentam apenas alguns dos sintomas, outros apresentam inúmeros sintomas, com intensidade variada.
Pessoas deprimidas têm frequentemente pensamentos mórbidos e a taxa de suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral. A depressão é considerada em várias partes do mundo como uma das doenças com mais alta taxa de mortalidade.
OBSERVAÇÃO: Texto apenas informativo, procure orientação de um profissional no assunto.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
RUGAS!!!!
Dicas para evitar rugas no rosto
Com uma alimentação saudável, mantendo um cardápio a base de frutas, verduras e legumes que contenham vitamina C (laranja, morango, batata, brócolis, ervilha, manga, mamão) Betacaroteno (abóbora, agrião, cenoura, couve, espinafre, manga), e licopeno (tomate, goiaba, melancia, uva rosada). Os antioxidantes presentes nesses alimentos evitam o envelhecimento precoce da pele. Evite ou diminua o consumo de açúcar e alimentos gordurosos.
Evite o cigarro, além de fazer mal para o sistema respiratório, o cigarro provoca o aumento de radicais livres no organismo e a alteração do colágeno e da elastina, substâncias essenciais para a saúde da pele.
Proteja sua pele com filtro solar, ficar horas pegando sol, mesmo com proteção não é aconselhável. Os efeitos do sol são cumulativos e podem demorar , mas um dia aparecem.
A pele do rosto fica constantemente exposta ao sol, frio, poluição. Limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente são cuidados básicos para evitar rugas no rosto. Remover a maquiagem é muito importante, dormir uma noite sem retirá-la corresponde a uns três dias de envelhecimento da pele.
Beber água purifica é fundamental, o organismo e hidrata a pele de dentro para fora. O ideal é ingerir uns dois litros por dia.
OBSERVAÇÃO: Texto apenas informativo, procure orientação de um profissional no assunto.
ENXAQUECA
A enxaqueca é uma doença multifatorial, várias são as causas conhecidas pela medicina. A soma de fatores genéticos, ambientais (cigarro, poluição, variação climática, odores de perfumes e produtos químicos), hormonais, comportamentais (alto grau de exigência, oscilação do humor, irritabilidade, ansiedade, depressão), sono (dormir muito, dormir pouco) compõem os aspectos mais importantes.
As cefaleias podem ser primárias ou secundárias. As primárias como a enxaqueca, a cefaleia do tipo tensional, a cefaleia em salvas, tem características próprias e a recorrência da dor é a principal manifestação da doença. As cefaleias secundárias são dores de cabeça como sintoma de outras doenças como infecções (sinusites, meningites), traumas, tumores cerebrais, aneurismas, alterações metabólicas e hormonais.
OBSERVAÇÃO: Texto apenas informativo, procure orientação de um profissional no assunto.
Cadeia alimentarhttp:/
A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade/ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica dos cadáveres e excrementos em compostos mais simples, pelo que falamos de um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, diminuindo ao longo da cadeia alimentar(perde-se na forma de calor),não sendo reaproveitável. A Energia tem portanto um percurso acíclico. Esse processo é conhecido pelos ecologistas como fluxo de energia.
A posição que cada um ocupa na cadeia alimentar é um nível hierárquico que os classifica entre produtores (como as plantas), consumidores (como os animais) e decompositores(fungos e bactérias).
Porque frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animais ou plantas, as relações alimentares (também conhecidas por relações tróficas) tornam-se mais complexas, dando origem a redes ou teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.
Não é possível informar com precisão onde começa ou termina um ciclo da cadeia alimentar, de modo geral podemos dizer que são encontrados no meio terrestre, em meio a suspensão vegetativa (nas florestas) e o no meio aquático.
Gostou do texto? Visite o blog do autor, Edu Ambiental: http://blogdoeduambiental.blogspot.com/
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)